Tornar-se pai ou mãe de uma criança é uma coisas que mexe com o psicológico e com o emocional de qualquer pessoa. Além disso, várias pessoas sonham com esse momento e até têm tudo planejado na cabeça para os bebês que ainda nem chegaram.
Depois das 40 semanas de gestação vem o parto do bebê. Nesse momento, existem várias surpresas que podem acontecer, sendo elas boas ou não. Uma das coisas que costuma chamar atenção dos pais e das pessoas ao redor é a quantidade, ou a falta, de cabelo que os bebês tem.
Quando um bebê nasce, principalmente se for nosso filho ou de uma pessoa que amamos, nossa vida muda completamente. É como se começássemos a viver de uma forma diferente diante de um pequeno ser cheio de mistérios e que nos faz aprender diariamente. Acredite, existem várias coisas sobre os bebês que ainda nos intrigam diariamente.
Muitas dessas dúvidas são comuns. Existem teorias para saber quando o bebê será menino ou menina e até se vai nascer com muito cabelo ou não. Você já deve ter notado que apenas alguns recém-nascidos nascem com muito cabelo, enquanto os outros são carecas.
Bebês
Existe uma lenda urbana que diz que uma mulher que sente azia frequentemente durante a gravidez, dará à luz um bebê cheio de cabelos. Em 2006, estudiosos investigaram isso mais a fundo e fizeram consideráveis descobertas.
Como resultado, eles viram que de 28 mulheres que tiveram azia, 23 delas tiveram bebês com bastante cabelos. Os pesquisadores acreditam que os hormônios liberados durante a gravidez podem controlar o crescimento dos cabelos dos bebês. Se é verdade, ou não, o fato é que algumas crianças vêm ao mundo bem cabeludas, enquanto outras não. Agora, qual será o verdadeiro motivo dessa diferença entre a quantidade de cabelo nos bebês?
Cabelo
Os bebês nascem com todos os folículos capilares que terão ao longo da vida. Mas, os cabelos de um bebê podem ser totalmente diferentes dos que terão quando ficarem um pouco mais velhos ou atingirem a vida adulta. Isso porque as crianças que costumam nascer com a “juba cheia” podem perder bastante cabelo mais tarde.
Enquanto isso, bebês que nascem carecas podem começar a ganhar cabelos poucos meses após nascerem. Como falamos, isso pode mudar bastante com o tempo.
Mesmo que os especialistas não tenham 100% de certeza do motivo de alguns bebês nascerem com cabelos e outros não, acredita-se que os genes e o DNA influenciem nisso. O crescimento dos cabelos, normalmente, ocorre por volta da 30ª semana de gestação. Se o bebê começa a ter cabelos ainda no útero, muito provavelmente ele nascerá com cabelo.
Dentro do útero, os níveis hormonais são bastante elevados. Desta forma, também ajudam a promover o crescimento do cabelo da criança. No entanto, depois do parto, esses níveis de hormônio caem de forma drástica e isso pode retardar o crescimento do cabelo em um recém-nascido.
Alguns pais se preocupam quando o bebê nasce sem cabelo, por acreditarem que a mãe pode não ter enviado nutrientes o suficiente durante a gravidez. Contudo, isso não é verdade e é bastante normal que o bebê tenha pouco cabelo até completar seu primeiro ano de vida.
Fotos: Mundo Novo Fotografia
Fonte: VIX
Kommentare